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Qualidade e Segurança

Qualidade e Segurança do Paciente


O Hospital Rio Barra, através do setor de Qualidade e junto ao Serviço de Controle de Infecção, visa assegurar que os cuidados de saúde oferecidos nesta unidade hospitalar sejam eficientes, seguros e baseados nas melhores práticas. 

Para garantir que a experiência do paciente seja a melhor possível, todos têm um papel fundamental na sua jornada aqui dentro, participando proativamente do seu cuidado e tomada de decisão, e seguindo as orientações necessárias.

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Metas internacionais de segurança do paciente

Você sabia que existem as Metas Internacionais de Segurança do Paciente?

Essas metas foram estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotadas pelo nosso hospital e assim, utilizamos os documentos chamados de Protocolos de Segurança de todas elas, para garantir e nortear que todos os cuidados prestados sejam seguros, eficazes e padronizados.

Elas são fundamentais para garantir a segurança e a qualidade dos cuidados que oferecemos a você.

A sua colaboração é vital para que possamos alcançar esses objetivos juntos.

Pedimos que sigam as orientações da nossa equipe e comuniquem qualquer dúvida ou preocupação que possam ter.

Identificação correta dos pacientes

Os pacientes são identificados com pulseira branca em membro superior direito. Em todos os documentos e rótulos de medicamentos é preconizada a identificação por etiqueta com nome completo e data de nascimento. 

Utilizamos também outras pulseiras como a de cor vermelha, que sinaliza presença de alergia, e amarela que sinaliza risco de queda. Quando aplicável, são colocadas em membro superior esquerdo. 

Como você pode colaborar?

– Confirme se as suas informações estão corretas na pulseira e/ou etiqueta de identificação;
– Mantenha a pulseira até o final do atendimento/internaçã;
– Caso a pulseira esteja ilegível, sinalize para a equipe;
– Certifique-se de que a equipe do hospital confira a sua identificação antes de  qualquer atendimento e/ou procedimento.

Em 2025, a unidade recebeu a certificação ONA 3, Acreditado com Excelência. A acreditação ONA nível 3, chamada “Acreditado com Excelência”, representa o mais alto nível de reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA) para instituições de saúde. Isso significa que, além de cumprir com as exigências dos níveis 1 e 2, dispõe de um sistema de planejamento e organização focado na “excelência em gestão”, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

O selo é a garantia do acompanhamento das barreiras de segurança definidas, dos principais processos desenhados e dos protocolos implementados. 

Em 2025, a unidade recebeu a certificação ONA 3, Acreditado com Excelência. A acreditação ONA nível 3, chamada “Acreditado com Excelência”, representa o mais alto nível de reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA) para instituições de saúde. Isso significa que, além de cumprir com as exigências dos níveis 1 e 2, dispõe de um sistema de planejamento e organização focado na “excelência em gestão”, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

O selo é a garantia do acompanhamento das barreiras de segurança definidas, dos principais processos desenhados e dos protocolos implementados. 

Em 2025, conquistou o selo UTI Eficiente, concedido pela AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e Epimed Solutions às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de melhor desempenho no país.